Loucura a gente vê no espelho.


Imagem: "Espelho da Loucura" - Antônio Cabral. Resto da obra dele no link abaixo:


As pessoas quebram, partem.  Sonham. Quando eu sonhei, eu sonhei que estava voando. A cidade parecia enorme... E eu tentava alcançar os prédios mais altos, sempre. O medo de cair só surgia quando eu começava a descer, íngreme, veloz: eu via o chão. Era o medo da realidade.
A pergunta mais difícil que eu já respondi: “você valoriza mais uma imaginação complexa ou um bom senso de realidade?”.
Eu não sei o que eu valorizo mais. Eu não seria feliz se eu não pudesse imaginar. Criar (ou pelo menos ter a sensação de estar criando algo). E eu me considero uma pessoa realista. Pessimista. Pragmática; objetiva, radical. Só penso na realidade, antes de agir. Não crio expectativas. Quando não estou apaixonado por alguém, estou apaixonado pela vida. Eu acho que eu faço a troca: alguém pela vida. Troca perigosa, mas eu faço assim mesmo. Deve ser por que eu ainda sou jovem, inconseqüente. Mas enfim, o fato é que eu me considero realista. E amo isso. Amo muito. Tenho orgulho. Mas sou tão ingênuo... Tão trouxa. Costumo dizer que não confio em ninguém, nem na minha alma. Mas acabo confiando. E quebro a cara! Como assim, confiar em tão pouco tempo. Achar que eu conheço. Eu pedi a Deus a coisa errada, sei que pedi. E o pior é que veio. Nunca mais cometo esse erro. Nunca.
E aí que eu tenho orgulho de um realismo que é passado pra trás com muita facilidade. Blá. Minha imaginação é outra coisa. É inacessível. Quem teve acesso, até hoje, não entendeu. Não tem como entender. O dia em que eu conseguir transmitir parte da emoção que eu sinto, que eu sinto FORTE, entranhado na minha pele, as coisas que eu penso, que eu imagino: eu serei completo. É um sonho meu... Uma realização. Me sentiria realizado se pudesse um dia fazer alguém ler ou ver, e sentir o que eu sinto. Se emocionar com o mundo que floresceu na minha cabeça. Quantos sonham isso, e quão poucos são os que conseguem...
Isso é junho que passou e não deixou nada pra trás quase. Nas férias a minha expectativa é de produzir, sempre. E continua sendo decepcionante. Tenho um novo prazo agora, sempre um novo prazo, sempre um adiamento.
E a minha resposta praquela pergunta difícil foi: “uma imaginação complexa”. Sim, é definitivo. Por que eu sei que o bom senso de realidade vai me dar equilíbrio, vai me dar segurança; mas é a imaginação que vai me levar aonde eu sonho um dia chegar. E se Deus quiser, eu vou chegar lá.
Até lá, vou voando. Não preciso do mundo como eu achei que precisava. Preciso das flores, do campo, das estrelas... Preciso de matéria, mundo é loucura. E loucura a gente vê no espelho.

4 comentários:

  1. Ai mas vc misturou duas perguntas...
    uma era: bom senso de realidade ou uma boa imaginação... eu respondi uma boa imaginação
    mas a outra era:
    uma forte percepção da realidade ou imaginação complexa... aí respondi forte percepção da realidade
    Contraditório? Talvez, mas é o que eu sinto. Minha justificativa é que ter uma boa imaginação me remete a sonhar e sonhar é muito bom! Como viajo nos meus sonhos, como eles ajudam qndo a realidade não tah lá essas coisas, minha imaginação me leva aonde quero através dos sonhos e é por isso que valorizo uma boa imaginação.
    Mas entre ter uma forte percepção da realidade e imaginação complexa... Aí fico com a realidade mesmo, pra mim a imaginação não tem que ser complexa ela tem apenas que existir da maneira que te satisfaça. A sensação que eu tenho é que escolhendo imaginação complexa nessa pergunta, isso diz q vc fica perdido num emaranhado de pensamentos, sensações, emoções etc. trabalhando aquilo, levando adiante e não encara a realidade, como se fugisse dela oO Eu sei que inventei isso, mas é a sensação que essa pergunta me dá, é mto complexo, mas tah aí minha justificativa...
    E btw, eu quero saber o q tanto vc imagina e quero q vc consiga sim algum dia expressar isso! E qnto aos prazos, use seu realismo pra saber qndo será a hora certa de cumprí-lo ;)
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Bravoooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não sabia desse seu desejo de espressar sua imaginação e ser reconhecido por isso. Na verdade eu sabia, ams nao sabia q era tao grande!!!!
    Expressar é mto difícil msmo, ainda mais quando o q se quer expressar não dá ora verbalizar. As palavras nos salvam muitas vezes, mas nos desamparam a maioria delas.
    Quanto à pedir por algo a Deus, pedimos quando nossas emoções estao no ápice, quando nao conseguimos mais conter um sentimento... é comum quebrarmos a cara e continuar pedindo. Mas entendo pq nunca mais fará isso... tá certo em pedir algo pelo o q valha realmente a pena e mantenha seu amor próprio, mantenha a imagem q vc quer ver no espelho.
    Nao sabia q tinha tanto orgulho de ser realista!
    Sei pq o tem. É mto dificil ser assim hoje em dia, quando são as fantasias q nos trazem alívio. É de admirar msmo. Vc é forte. É grande. É um gladiador.

    ResponderExcluir
  3. Será que cabe um "bem-vindo" ao meu mundo? rssss
    Acho que não, estamos nessa há muito tempo! Tive medo do comentário da Cynthia, foi super pertinente, e com dois amigos pensando malucamente assim, só me resta continuar pensando malucamente também, rssss.

    Mas loucura a gente não vê no espelho. A gente sente dentro de nós. Se um dia mostrarmos claramente essa loucura, sem nenhuma lógica para mascarar e nos fazer sociáveis...ah! Aí sim, talvez, comecem a nos conhecer.
    Mas mesmo loucos por dentro, um bom senso de realidade é crucial. Mas fica a pergunta...a realidade que vemos por um acaso passa perto daquela que o mundo vê? E daquela que as pessoas que nos interessam vêem? E daquela realidade que queremos? São tão diferentes, que às vezes não se preocupar se é realidade ou imaginação, mas apenas sentir, vale a pena. Resta a nós conseguir fazer isso um dia. E estarei aqui para ver quando você quiser mostrar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom cara... cada vez q leio mais seu blog... mais quero ler..

    ..."O dia em que eu conseguir transmitir parte da emoção que eu sinto"..

    Pode ter certeza q você consegue através destes textos passar o que acontece ai dentro.. todos somos muito iguais na essência, e é daí que vem a minha esperança nas pessoas...

    parabéns de novo!!.. uhauuha

    ResponderExcluir

Obrigado por comentarem!