A Copa do Mundo é Nossa



E aí que já passou 4 anos (mas ainda parece que foi ontem que você e eu vimos a cabeçada de Zinédine Zidane em Materazzi, o Roberto Carlos ajeitar a meia enquanto a frança fazia um gol e o Zico fingir que se importa com Brasil cantando o hino durante o jogo contra o Japão e momentos depois lascar no Parreira um gol com poucos minutos de game) e aqui estamos nós, em mais uma copa do mundo. Mais um momento de alegria, de união entre as nações, de paz, (de extração de petróleo no Iraque, de conflitos na faixa de gaza e de um turismo e lucro fo-di-dos na África do Sul). Enfim.

O que me deixou intrigado um tempo atrás foi por que todos estão tão “mais entusiasmados” com essa copa do que em 2006. De fato as condições são totalmente diferentes: na última copa o mundo estava voltado para uma cultura que todos já conhecem muito bem, a cultura dominante da Europa ocidental. Além disso, a Alemanha era um país desenvolvido; era esperado um espetáculo, a copa mais moderna de todas as copas até então. Dessa vez é diferente. O mundo voltou os olhos pra África, o continente das mais incríveis belezas naturais e das maior tragédia humana: a miséria. Mas a cultura deles é diferente. TOTALMENTE diferente, devo dizer. E os africanos se assemelham mais aos brasileiros nos costumes, na alegria... São mais festivos, mais calorosos, mais tropicais. Deve ser por isso que os brasileiros estão tão animados, tão ansiosos: a copa tem mais a nossa cara do que nunca. E além disso, é a última copa antes da copa aqui no Brasil! Felicidade enorme ter duas copas seguidas em família.

Tenho certeza que o tratamento é diferente na África do que foi na Alemanha. Não estou desprezando a festa e o auê que os alemães fizeram (pelo contrário, nove meses após a copa, houve um boom de nascimentos na Alemanha, me pergunto o porquê –rs). Mas os jogadores e suas torcidas serão recebidos de outro jeito na África, isso pode apostar.

Por que eu digo que todos estão mais ansiosos do que em 2006? Ah , isso é óbvio! Olha a falação em torno da convocação, por exemplo. Essa preocupação toda mostra o tanto que estamos tensos em mostrar o nosso futebol sem vexame, sem corrupção, sem lavagem, e ganhar o hexa. Até por que, se a Itália ganhar, não seremos mais os únicos pentacampeões.

Podem falar o que for. Minha opinião é de que o Dunga sabe o que tá fazendo. Ele não é um parreira da vida, lambe chão de estrelinhas européias que não sabem brilhar em conjunto. Ele é como o filipão; e quanto menos pressão houver sobre esse elenco, melhor. Aposto em Brasil x Alemanha na final. E Itália e Espanha para 3° e 4° lugar. (Sério, estou apostando isso em todos os bolões evvarrr).

Agora essa música da Shakira – This Time For Africa, por que ela é melhor que a wavin flag e ninguém me convence do contrário!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentarem!